A Floresta


Sinopse: No conto original, Isabel é uma menina que passa as suas tardes a brincar na floresta na expectativa de um dia poder vir a encontrar um anão. Até que certo dia o inesperado acontece, um anão decide ir viver para a casinha que a menina construiu passando os dois a desenvolver uma relação a partir desse momento. O anão conta-lhe a história da sua vida e Isabel torna-se a responsável por libertar o anão do fardo que este carrega consigo e que não o deixa estar junto dos da sua espécie.
Contexto: Este projecto é baseado num conto de Sophia de Mello Breyner, “A floresta”. A adaptação surge num contexto de teatro infantil num projecto que pretende servir as bibliotecas a promover a leitura de contos de autores portugueses. A peça está construída com a intenção de poder deslocar-se e adaptar-se a qualquer espaço. Feita com actores e marionetas, o cenário pretende aludir ao ambiente de floresta característico de todo o conto original.
Acima de tudo pretende ser um mote para promover a leitura deste género de literatura e levar a informação até às crianças das histórias que existem.

Conceito: Esta adaptação resulta numa peça onde a personagem principal, Isabel, é apoiada por outras duas personagens – o Anão e Cláudio (professor de música) – pretendendo incluir as crianças num pequeno núcleo de personagens que conduzem a história alternadamente em forma de narrador, passando pelos momentos essenciais do conto. Relativamente à imagem do peça queremos aproximar-nos dum género plástico presente nos filmes de animação infantil conhecidos como “A Branca de Neve” da Disney que é referido no conto como a história favorita de Isabel.
Pretende-se que os actores fiquem no final para responder a questões que as crianças possam, eventualmente, apresentar.

Direcção:
Daniel Pinheiro ; Interpretação: Mafalda Abreu, Sílvia Ribeiro, Tiago Bôto ; Cenografia e Figurinos: Colectivo; Música: vários ; Design e animação gráfica: Daniel Pinheiro

No comments: