Performance by SemPalco + Manuela São Simão


"ON THE OTHER HOUSE_DO OUTRO LADO"


intervenção colectiva que funde a instalação (dispositivo-cénico) criado pela artista Manuela São Simão com a interacção dos performers Sílvia Ribeiro, Daniel Pinheiro e Tiago Bôto.

On the Other House, do outro lado, acontece o que já aconteceu, tudo muda, tudo é montado, tudo existe no preciso momento em que é executado. Tantas coisas para fazer, um museu para recriar, uma casa para vivenciar. Casa-Museu. Marcam-se os caminhos definem-se limites, levantam-se fronteiras, transpõem-se barreiras. Para o lado de lá.

As portas abrem-se e fecham-se. As cordas pulam-se. O público entra ou não na vida de três pessoas que habitam este espaço. São fantasmas, pessoas de agora que vivem num lugar sem tempo, num sítio de aves, preenchido, vestido, despido, no tudo e no nada, no dentro e no fora.

Vivem dentro dos limites físicos do espaço, mas também do tempo, de um tempo, uma época incerta, ora antiga, ora recente, mas sempre limitada. Laranja. Laranja, predomina como cor de destaque por excelência. Sinalética por natureza, na natureza. O limite do espaço, o limite-da-acção, a limitação, o site-specific, a idealização de um local, no local ideal, no momento em que acontece. O exagero, o barroco, o teatral, mas também depurado, simples e inacabado… Quem passa vê. Quem quer fica. Quem não existe na mesma hora e no mesmo sítio, fica para depois ver… o laranja, as laranjas, transpôr os limites, reviver um espaço ,agora repleto de canções e vestígios de acções.

A casa museu. Na casa ao lado. Os muros delimitam e formam todo o espaço. Dentro, estando fora. Dentro e fora das suas paredes, numa espiral em si mesma, fechada no jardim.

No comments: